CÂMARA HOMENAGEIA OS 75 ANOS DA IGREJA CATÓLICA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA EM SESSÃO SOLENE

por Manuela Lopes Santos Neves publicado 11/06/2025 12h27, última modificação 11/06/2025 12h27
A noite solene foi encerrada com a assinatura simbólica pelas autoridades presentes de cópia da Lei 4.782/2025, que insere no calendário oficial do município de Aracruz o “Dia do Cristão Católico”

O Jubileu de Brilhante da Igreja Católica Matriz São João Batista foi motivo de homenagem da Câmara de Aracruz, por meio da realização de Sessão Solene, na noite de terça-feira, 10 de junho. Proposta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Jean Pedrini, a homenagem veio em reconhecimento aos 75 anos de fé, evangelização e serviços prestados à comunidade aracruzense – um marco espiritual e cultural do município – pela Matriz Católica de Aracruz.

Primeiro a usar da palavra na noite solene, o Padre Antônio Pandolfi, pároco da Igreja, iniciou sua fala saudando as comunidades católicas de Aracruz. Em seguida, o Padre Pandolfi leu uma passagem da Bíblia, em Coríntios 3, que aborda a necessidade de um crescimento espiritual mais profundo e a importância de construí-lo sobre a base sólida de Jesus Cristo. Por fim, o pároco da Igreja Matriz rezou o “Pai Nosso”, sendo acompanhado pelos presentes.

O vereador Jean Pedrini, segundo a falar, disse que a solenidade, muito mais que uma homenagem à Paróquia, é para homenagear “aqueles que fizeram a Igreja Matriz ser o que é hoje, que dedicaram tempo de sua vida em prol de uma comunidade e de pregar e levar os ensinamentos que Jesus deixou aqui na terra.” Pedrini falou do trabalho assistencial da Igreja junto aos mais necessitados, lembrando o legado do Monsenhor Guilherme Schmitz (que foi pároco da Igreja Matriz entre os anos de 1955 a 1983), como escolas, faculdade e o Hospital São Camilo.

Após a fala do presidente da Câmara, o documentarista e escritor Rogério Sarmenghi, compartilhou com os presentes, com palavras e vídeo, os desafios e as vitórias que construíram a trajetória da Matriz São João Batista, juntamente com as comunidades religiosas que foram homenageadas na solenidade.

Demais pronunciamentos

No seu pronunciamento, o prefeito Municipal, Luiz Carlos Coutinho, afirmou que a Igreja Matriz São João Batista “é o coração espiritual da nossa cidade, pois vidas foram transformadas, famílias se uniram e lágrimas se tornaram esperança”. Por fim, o prefeito disse que, como católico fervoroso, sentia-se emocionado por ter testemunhado como a Paróquia “moldou a nossa cidade. Aracruz não seria Aracruz sem a Paróquia São João Batista. Nossa história caminha lado a lado com a história desta Igreja.”

Também fizeram pronunciamentos alusivos aos 75 anos da Igreja Católica Matriz São João Batista em Aracruz o vice-prefeito Beto Vieira, a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, a vice-presidente da Comunidade Terapêutica Betânia e coordenadora da Paróquia, Dora Castoldi Soela, além dos demais vereadores presentes à solenidade – Emanuel Delgado da Silva (Kapitão), José Miguel Vieira Rosa (Dequinha), Tião Cornélio, Etienne Coutinho Musso, Mônica Cordeiro, Adriana Guimarães, Renato do Detran, Paim, Marcelo Nena e Daniel Caldas (Dandan).

A solenidade contou ainda com a presença da primeira dama do município, Maria da Glória Mayer Coutinho, e do assessor do deputado estadual Alcântaro Filho, Alécio Cordeiro, bem como dos paroquianos, que lotaram o plenário na Câmara Municipal na noite de homenagem aos 75 anos da Igreja Católica Matriz São João Batista.

A Sessão Solene contou com a participação da Bandacorde, que entoou hinos religiosos ao longo da noite de homenagem.

“Dia do católico cristão”

Ao fim da Solenidade, o prefeito Coutinho e o vereador Jean Pedrini entregaram, em nome de toda a comunidade paroquial, uma placa ao Padre Antônio Pandolfi em homenagem aos 75 anos da Igreja Católica Matriz São João Batista e em reconhecimento da Câmara de Aracruz à história de fé, serviço e dedicação que a Paróquia construiu ao longo de seu Jubileu de Diamante. Em seguida, foram entregues certificados aos representantes das 20 comunidades paroquianas.

No encerramento da solenidade, o presidente da Câmara quebrou o protocolo da noite para entregar ao Padre Pandolfi cópia da Lei 4.782/2025, que insere no calendário oficial do município de Aracruz o “Dia do Cristão Católico”, a ser comemorado no sábado que antecede a Festa de Nossa Senhora Aparecida, realizada no mês de outubro de cada ano. Como ato simbólico, a cópia da Lei foi assinada por todos os vereadores presentes, pelo prefeito Luiz Carlos Coutinho e pelo Padre Antônio Pandolfi.

Abaixo, a lista das entidades paroquianas homenageadas na noite solene:

Capela Nossa Senhora da Conceição;

Capela de São Geraldo;

Comunidade de São Caetano;

Comunidade São Sebastião – Taquaral;

Comunidade Matriz São João Batista – Centro;

Capela Nossa Senhora Aparecida – Broetto;

Comunidade São Pedro;

Comunidade São Marcos;

Comunidade São Camilo – bairro Vila Rica;

Comunidade Bom Pastor – bairro Segatto;

Comunidade Santa Luzia – bairro Vila Nova;

Comunidade Imaculado Coração de Maria – Guaxindiba;

Comunidade São Francisco de Assis – bairro Cupido;

Comunidade Cristo Rei – bairro Morobá;

Comunidade Nossa Senhora das Graças – Bairro Guanabara. Fundação 2006

Comunidade São João Paulo Segundo – bairro Planalto;

Comunidade São João Maria Vianney – bairro Nova Conquista;

Comunidade Santa Maria Madalena – bairro Vila Santi;

Projeto Social Comunidade Terapêutica Betânia;

Projeto Social Girassol.