CÂMARA HOMENAGEIA ARTISTAS E PROFISSIONAIS DA MÚSICA EM SESSÃO SOLENE

por Manuela Lopes Santos Neves publicado 07/11/2025 09h15, última modificação 07/11/2025 09h17
Durante a homenagem, proposta pelo vereador Daniel Caldas, o secretário de Turismo e Cultura anunciou a atualização da Lei Prata da Casa

Em evento alusivo ao Dia do Músico, comemorado no dia 22 de novembro, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene para homenagear os artistas, locutores, roadies e técnicos de som e de iluminação que atuam em Aracruz e região. Proposta pelo vereador Daniel Dantas (Dandan), a solenidade ocorreu na noite de quinta-feira, 6, como uma celebração àqueles que fazem de suas vidas uma missão de entreter, alegrar e trazer mais leveza aos diversos momentos do cotidiano, através de seu talento e sensibilidade. A noite solene contou com apresentações musicais, entrega de placas e certificados aos homenageados e o anúncio, pelo secretário de Turismo e Cultura, Carlos Roberto Guimarães Peixoto Bravo, da atualização da Lei Prata da Casa, de incentivo e apoio aos artistas locais.

A solenidade foi prestigiada também pela secretária Municipal de Gestão Estratégica, Jeesala Mayer Coutinho e pelos vereadores Jean Pedrini, Léo Pereira, Dequinha da Vila, Kapitão, Edilson Spinassé, Paim, Gustavo Rossoni, Marcelo Nena, José Gomes dos Santos (Lula), Tião Cornélio, Renato do Detran, Etienne Coutinho Musso, Adriana Guimarães e da vereadora Mônica.  

Atualização da Lei Prata da Casa

Primeiro a se pronunciar na noite solene, o presidente da Câmara, vereador Jean Pedrini, falou da felicidade da realização de sessões como esta em homenagem aos músicos, “porque [show musical] não é só entretenimento, é geração de emprego e renda, é movimentação no comércio local, é animação”. Pedrini lembrou ainda que a Lei “Prata da Casa”, aprovado na Câmara, foi um primeiro passo de valorização e reconhecimento dos músicos locais. Ele aproveitou para apontar a necessidade de revisão da tabela de valores estipulados na Lei como cachê dos artistas.  

Sobre a Lei, o secretário de Turismo e Cultura anunciou que a pasta está elaborando um anteprojeto no sentido de atualizar e revisar a “Prata da Casa” com novos valores, nova estrutura e novos critérios “que vão incentivar os artistas locais a se fortalecerem, se organizarem e crescerem profissionalmente.” Sem dar mais detalhes, o secretário disse que “a ideia é que à medida que os artistas se estruturem, os valores e oportunidades também acompanhem esta evolução. É um passo concreto para reconhecer e fortalecer quem faz cultura em nosso município.”  

Também sobre a Lei Prata da Casa, a secretária Jeesala Coutinho informou que a atualização está sendo feita com diálogo com a classe de músicos e técnicos de Aracruz. “Quero ressaltar que quem quiser contribuir para revisão desta lei tão importante para a nossa cidade, a Secretaria de Turismo e Cultura está à disposição de vocês para ouvir as sugestões.” A secretária informou ainda que as contribuições podem ser enviadas até o fim do ano, antes da matéria ser finalizada e posteriormente enviada para apreciação da Câmara Municipal.  

Pronunciamentos

O proponente da Sessão Solene, vereador Dandan, lembrou seus tempos de músico, primeiro em bandas de rock, depois com rodas de samba que trouxeram oportunidades para que ele pudesse conhecer novos locais e outras comunidades que acabaram por trazê-lo para a política. E falando para a plateia, Dandan disse enxergar ali pessoas que carregam o dom de se comunicar através da música “porque a música é uma ferramenta que celebra, que luta, que ora, que conquista, que une, que marca gerações, que cura, que ajuda na concentração, que motiva, que gera renda, que muda bairros e cidades e que conduz vidas.” Por fim, o vereador proponente parabenizou e agradeceu aos artistas e técnicos presentes na noite solene.   

Tião Cornélio e Adriana Guimarães falaram em nome dos vereadores e vereadoras da Casa de Leis. Tião fez questão de exaltar aqueles que “com talento, dedicação e amor levam cultura, emoção e inspiração às nossas vidas”. Adriana destacou o papel da música como “linguagem universal, capaz de unir pessoas de diferentes culturas e origens”.

Por fim, falando em nome dos homenageados, o músico Billy Matos disse que receber a homenagem da Câmara Municipal é uma honra. Ele agradeceu a todos que contribuíram de alguma forma para que este momento acontecesse. “Nenhum músico caminha sozinho. Por trás de cada nota, há o apoio da família, de amigos, de parceiros de palco, de rádios, de televisão e, principalmente, do público que nos escolhe com tanto carinho.”