CÂMARA DE ARACRUZ PRESTA HOMENAGEM AOS 48 ANOS DA PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA NO MUNICÍPIO
A Câmara Municipal de Aracruz realizou, na noite da última quinta-feira, 21 de agosto, uma sessão solene em celebração aos 48 anos de fundação da Primeira Igreja Presbiteriana de Aracruz. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Nena e teve como objetivo reconhecer a relevância histórica, espiritual e social da igreja na formação de valores e no fortalecimento da comunidade aracruzense.
A cerimônia foi presidida pelo vereador proponente, Marcelo Nena. Compuseram a mesa de honra os vereadores Marcelo Nena e Alex Hander, além de lideranças religiosas convidadas: o presidente do Presbitério Norte Litorâneo, pastor Weulerson José Ferreira; o pastor titular Renato Crescencio; o pastor Werley Scardini; e os presbíteros Valmir Lazarini, Fernando Inácio Amaral e Valter dos Santos Batista.
Em seu pronunciamento de abertura, o vereador Marcelo Nena destacou a importância da Primeira Igreja Presbiteriana de Aracruz para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nena falou da alegria e gratidão em celebrar os 48 anos da igreja e em reconhecer e agradecer àqueles que, com dedicação e serviço, construíram essa trajetória. “Pastores, líderes, membros, irmãos que, com compromisso, fizeram dessa casa de oração um lugar de comunhão, ensino e transformação de vidas. Que os próximos anos sejam ainda mais frutíferos”, afirmou o vereador.
Representando o Presbitério Norte Litorâneo, o pastor Weulerson José Ferreira fez uma saudação em nome de todas as igrejas e pastores que compõem o presbitério. Ele destacou o reconhecimento da soberania de Deus e da responsabilidade humana, elogiando ainda o trabalho desempenhado pelo pastor Renato Crescencio à frente da igreja. “Temos muito apreço pela Igreja Presbiteriana de Aracruz”, declarou.
O vereador Alex Hander parabenizou o vereador Marcelo Nena pela iniciativa e ressaltou o papel da instituição religiosa ao longo dos anos. “É uma alegria participar desse momento tão especial que é a realização de uma sessão solene em reconhecimento e homenagem à 1ª Igreja Presbiteriana de Aracruz, por tudo que essa igreja tem feito ao longo desses 48 anos em nossa cidade. A igreja tem papel fundamental no desenvolvimento e na construção de uma cidade ainda melhor”, destacou.
Durante a solenidade, o presbítero Fernando Inácio do Amaral apresentou um breve histórico da igreja. Segundo ele, a Primeira Igreja Presbiteriana de Aracruz teve seus primeiros movimentos ainda em 1969, com a fundação da primeira Escola Bíblica Dominical, mas foi somente em 21 de agosto de 1977 que se deu sua organização oficial, com 79 membros, tornando-se autônoma e estruturada com seu próprio conselho administrativo, junta diaconal e sociedades internas. Atualmente, cinco igrejas presbiterianas foram organizadas a partir da 1ª Igreja de Aracruz, sendo que três delas já deram origem a outras novas igrejas.
O presbítero também destacou os projetos sociais desenvolvidos pela igreja, entre eles, a Oficina Dorcas, que oferece treinamentos e capacitações para gestantes e famílias de baixa renda, como corte e costura, bordado, crochê, pintura, manicure e economia doméstica, além de palestras e atendimentos educativos e médicos, com foco em pré-natal, primeiros cuidados com o bebê e orientações gerais. Outro projeto de destaque é o Minha Chance, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No contraturno escolar, o projeto oferece atividades socioeducativas, culturais e de desenvolvimento pessoal.
A noite solene também contou com apresentações musicais. O músico Everton Vieira conduziu um momento de louvor, seguido, mais tarde, por nova apresentação com o músico André.
O pastor titular Renato Crescencio também fez uso da palavra. Em sua fala, agradeceu ao vereador Marcelo Nena e à Câmara pela homenagem e destacou a missão da igreja. “O papel da igreja é espiritual e social. Todo trabalho da igreja tem uma finalidade primária, que é a glória de Deus. Porém, a igreja tem papel relevante na sociedade, com uma dupla vocação: ser sal da terra e luz do mundo. Isso significa preservar valores espirituais e também atuar na promoção da justiça social, no combate à pobreza, na defesa dos direitos humanos e no amparo aos mais necessitados”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância de influenciar positivamente a sociedade, reafirmando que a 1ª Igreja Presbiteriana de Aracruz continuará se dedicando ao cuidado das necessidades humanas, tanto espirituais quanto sociais.
Ao final da sessão, foram entregues certificados aos homenageados, em reconhecimento público pela contribuição espiritual e social e pelo impacto positivo da 1ª Igreja Presbiteriana de Aracruz ao longo desses anos.
A íntegra da sessão solene pode ser conferida no canal oficial da Câmara Municipal de Aracruz no YouTube.