ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA JUSTIÇA RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL EM SESSÃO SOLENE

por Manuela Lopes Santos Neves publicado 05/11/2025 09h35, última modificação 05/11/2025 09h35
A homenagem reafirma o compromisso da Câmara de Aracruz com o fortalecimento das instituições que promovem a justiça e o bem-estar social

A Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte recebeu, em Sessão Solene, realizada na noite de terça-feira, 4, homenagem da Câmara de Aracruz por seus 17 anos de trabalho em prol da promoção da justiça, cidadania e defesa dos direitos da sociedade. Proposta pela vereadora Adriana Guimarães, a solenidade reafirma o compromisso da Câmara Municipal com o fortalecimento das instituições que promovem a justiça e o bem-estar social, destacando a importância da parceria entre o Poder Legislativo e a sociedade civil organizada.

A Sessão Solene contou com a participação das secretárias de Saúde, Rosiane Scarpatt, e de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe dos Santos Matos, do juiz Gedeon Rocha Lima Junior, idealizador da Associação, de Pollianny Siqueira Silva Santos, presidente da Associação, Eliane Tartaglia Ferreira dos Santos, do Conselho Fiscal da Associação, Yasmin, coordenadora do Programa Margaridas, Isabela Rocha, coordenadora do Centro de Referência da Juventude, além dos vereadores Marcelo Nena, Paim, Dequinha da Vila, Etienne Coutinho Musso e Jean Pedrini, presidente da Casa de Leis.

A Associação

A Associação Amigos da Justiça foi idealizada pelo juiz Gedeon Rocha Lima Junior, com o propósito de oferecer alternativas saudáveis e construtivas para crianças, adolescentes em situação de risco social. É uma organização não governamental, sem fins econômicos, com fins assistenciais, culturais e filantrópicos, fundada em 2008 no município de Ibiraçu, no Espírito Santo. Desde então, ela se dedica à promoção da cidadania, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da inclusão social por meio de ações educativas, culturais e esportivas voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade. São mais de 20 mil pessoas atendidas diretamente por mês, entre crianças, adolescentes, idosos e famílias. Com o passar dos anos, a entidade conquistou reconhecimento institucional em várias esferas e se expandiu para atender comunidades em 22 municípios capixabas.

Pronunciamentos

Primeiro a usar da palavra na noite solene, Jean Pedrini iniciou sua fala parabenizando a vereadora preponente pela iniciativa de homenagear “um importante projeto (...) brilhante, que a cada ano cresce mais, porque as demandas são muitas [e cujo] objetivo final é levar cidadania, levar qualidade de vida e atenção para aquelas pessoas que mais precisam.” Em seguida, a vereadora Etienne Coutinho Musso disse ser uma honra falar em nome dos colegas vereadores para homenagear “uma instituição que há anos tem sido sinônimo de compromisso social, inclusão e transformação humana (...) com ações que abraçam a educação, o esporte, a saúde, o meio ambiente, a arte, a cultura e os direitos humanos”.  

A vereadora proponente iniciou sua fala exaltando o papel da Associação como “um farol de esperança e transformação em nossas comunidades. Desde o seu início, o Amigos da Justiça tem se dedicado a promover a inclusão social, oferecer apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e fomentar o desenvolvimento de jovens talentos”. Adriana Guimarães exaltou ainda o trabalho incansável dos colaboradores e voluntários da Associação como “um exemplo inspirador de como a união e o amor ao próximo podem fazer a diferença”.

Após a fala dos vereadores, as secretárias municipais fizeram seus pronunciamentos. Rosiane Scarpatt exaltou a parceria entre o setor público e o terceiro setor (representado pelas organizações não governamentais) para ampliar os serviços de bem estar para a população. A secretária de Saúde citou o serviço de Fisioterapia Domiciliar, realizado em parceria com o Amigos da Justiça, que leva atendimento fisioterapêutico diretamente à casa de pacientes com limitações de locomoção ou pessoas em processo de reabilitação. Por sua vez, Rosilene Matos ressaltou as qualidades da Associação como “parceria, empenho, qualidade, envolvimento, transparência, lisura”. A secretária de Desenvolvimento Social citou o projeto Saber Viver, que promove ações educativas, esportivas e socioculturais junto a crianças e jovens, como exemplo de parceria entre poder público e o terceiro setor.

Em nome da Associação, usaram da palavra Eliane Tartaglia e Gedeon Rocha Lima Junior, que falaram sobre a atuação do Amigos da Justiça ao longo de 17 anos na promoção da cidadania, na defesa dos direitos e no fortalecimento dos laços entre a sociedade e a Justiça.

Homenagens

Na parte final da solenidade, membros e parceiros da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte receberam certificados alusivos aos 17 anos da instituição.