“CÂMARA SEM PAPEL” JÁ ESTÁ EM IMPLANTAÇÃO NO LEGISLATIVO MUNICIPAL

por Manuela Neves publicado 15/12/2022 16h38, última modificação 15/12/2022 16h38
A partir da próxima semana, a tramitação de processos será feita de forma digital com a implantação do sistema “No Paper Cloud”

A partir da próxima segunda-feira, 19 de dezembro, os processos administrativos e legislativos da Câmara Municipal vão passar a tramitar de forma eletrônica, eliminando ao máximo o uso de papel e dando mais agilidade aos trabalhos no Legislativo Municipal. Isso será possível com a implantação do sistema “No Paper Cloud”, a partir do projeto “Câmara sem papel”, que vai permitir que o envio e recebimento de documentos, as solicitações, protocolos e pedidos sejam feitos em um ambiente 100% on-line. Da apresentação de anteprojetos de leis a pedido de férias de servidores, os processos tramitarão de forma eletrônica com assinaturas digitais, medida que vai ampliar a eficiência, a economia e a transparência na Casa Legislativa.

Além de oferecer mais agilidade, comodidade e segurança na abertura e acompanhamento de processos, o sistema traz uma economia de até 64% no custo de um processo digital em relação ao processo em papel. Outra vantagem da inovação é a promoção da sustentabilidade ambiental, uma vez que a tramitação de processos por meio eletrônico resulta também em menos árvores sendo cortadas e menos água sendo utilizada para a fabricação de papel.

Treinamento

Esta semana, os servidores da Câmara Municipal estão recebendo treinamento que vai habilitá-los na utilização do sistema. A plataforma, que é totalmente via web, permite o acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, vários processos poderão ser despachados com uma única ação, reduzindo em até 80% o tempo de tramitação. Com a utilização do software “No Paper Cloud”, pesquisar, localizar, armazenar, protocolar e tramitar os processos serão feitos de forma mais rápida e segura.

Acervo

Num segundo momento, quando o sistema já estiver em pleno funcionamento e disponível para os serviços internos, ele será útil para guardar e preservar em meio eletrônico o acervo de documentos de valor histórico, como as atas de sessões passadas, inclusive das primeiras legislaturas da Câmara Municipal de Aracruz. A partir daí, os documentos estarão disponíveis para consultas externas para estudantes, pesquisadores e interessados em geral.