“6ª TEIA NACIONAL PONTOS DE CULTURA” É LANÇADA EM ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 16/07/2025 14h20, última modificação 18/08/2025 15h25
O maior encontro dos grupos culturais comunitários do país será realizado no município em março de 2026

Aracruz é o primeiro município fora das capitais brasileiras a receber a Teia Nacional dos Pontos de Cultura, maior encontro dos grupos culturais comunitários do país. A 6ª edição do evento, que terá como foco Justiça Climática, acontecerá de 24 a 29 de março de 2026, no município. O anúncio da realização da 6ª Teia Nacional em Aracruz foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em evento ocorrido na aldeia Caieiras Velha, na terça-feira, 15, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito Luiz Carlos Coutinho, de lideranças indígenas e de representantes dos Pontos de Cultura.    

A Teia é um espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Cultura Viva, uma das mais importantes políticas públicas do país e que, em 21 anos de história, já certificou mais de sete mil grupos e entidades culturais como Pontos de Cultura em todas as regiões. A realização do evento em Aracruz foi comemorada pelo prefeito Coutinho, que lembrou que o município tem a maior população indígena em aldeias do Espírito Santo, sendo o único município capixaba a ter terras demarcadas. O governador Casagrande enfatizou a oportunidade de realizar o evento que tratará de Justiça Climática em ambiente dos povos indígenas, “que têm total respeito aos recursos naturais”.

O evento de lançamento contou ainda com a presença do secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha; da presidente da Funai, Joenia Wapichana; da secretária Municipal de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho; do presidente da Câmara de Aracruz, vereador Jean Pedrini; dos vereadores Vilson Jaguareté, Daniel Caldas (Dandan), Renato do Detran e José Gomes dos Santos (Lula); e de lideranças indígenas. As apresentações artísticas foram feitas pelo Tambores de Congo Tupinikim do Território, o coral Tape Retaxa’kã e a banda de Congo Terreiro de Dona Astrogilda.

Calendário

A partir desta terça-feira, dia 15 de julho, começa a se tecer a 6ª Teia Nacional, com o chamado para os estados e municípios realizarem suas Teias locais, conforme calendário abaixo:

- Municipais: até 1º de dezembro de 2025. (facultativas)
- Estaduais e Distrital: até 15 de dezembro de 2025 (obrigatórias).

Programação

Com a previsão de reunir mais de 5 mil participantes, a 6ª Teia terá uma programação composta por:

- Festival com mais de 100 atrações de Pontos de Cultura dos 26 estados e do Distrito Federal (DF);

- Palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, encontro setoriais e redes culturais;

- Acampamento do Bem Viver;

- Feira de Economia Solidária com produtos de todo o país;

- 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.